Carrier Neutral Data Center em cidades no interior dos Estados

É comum andar nas ruas das grandes cidades e encontrar várias tampas de operadoras de telecomunicações que dão acesso a infraestrutura de cabos de fibra ótica subterrânea. Curioso observar que muitas empresas já não existem mais após várias rodadas de aquisições e fusões. Isso mostra a facilidade e disponibilidades que as empresas nos grandes centros urbanos têm para contratar acessos de Internet e construção de redes corporativas.

Infelizmente, essa não é uma realidade em muitas cidades do interior dos Estados, que sofrem com a infraestrutura de telecomunicações. Em muitos casos a alternativa mais viável é a instalação de sistema de rádio.

Essa situação limita a capacidade de redundância de conexões e deixa, extremamente, vulnerável a disponibilidade dos serviços dos data centers instalados nas empresas, principalmente, para atender a demandas de clientes, fornecedores, equipes de campo (assistência técnica, representantes de vendas, funcionários em home-office e em trabalhos externos) e rede de concessionárias de serviços.

Uma solução para esse problema é o uso de espaços em data centers – colocation – que tenham conexões com vários provedores de serviços de telecomunicações – carriers – permitindo que as empresas optem por um ou mais provedores, sem custos adicionais de instalação. Uma vantagem adicional é que podem trocar de provedores de telecomunicações sem grandes esforços de migração.

Essa é mais uma vantagem de montar condomínios de data centers em cidades do interior dos Estados, criando em um só local, demanda suficiente de serviços para atrair fornecedores de serviços e reduzir custos operacionais e investimentos.

Deixe uma resposta