DevOps transformando a gestão dos Data Centers

O termo DevOps (Development & Operations) é utilizado para definir práticas de colaboração entre o desenvolvimento de software e outras práticas do ambiente de TI, incluindo as práticas do Data Center. O foco é a automação dos processos do início ao fim. Isso implica em maior responsabilidade para os desenvolvedores de software, maior automação da operação e, consequente, padronização das práticas em todas as etapas do processo: codificação, integração, testes, repositório dos artefatos, controle de mudanças, aprovações, configuração e gerenciamento da infraestrutura e monitoração.

A adoção de metodologias ágeis de desenvolvimento, como o SCRUM, impulsiona o uso do DevOps. A implantação de “sprints” de forma assíncrona de vários projetos exige processos padronizados para garantir a integridade dos dados e alta disponibilidade das aplicações. Os especialistas em testes e operação integram as equipes de desenvolvimento ágeis, facilitando o uso e o aperfeiçoamento do DevOps.

O uso de codificação de software a partir de softwares de inteligência artificial facilita a padronização e a redução de erros de programação, onde as práticas de DevOps são fundamentais. O aumento de produtividade será excepcional.

Esse novo contexto exige que a infraestrutura dos Data Centers seja, extremamente, elástica para suportar a forte demanda de novas aplicações produzidas pelas equipes de desenvolvimento. Os tradicionais modelos de planejamento de capacidade não funcionam mais neste novo ambiente tecnológico e de negócios. A infraestrutura dos data centers não pode ser o entrave para a expansão dos negócios e competitividade das empresas.

Isso abre novas oportunidades para a introdução de novos modelos de negócios para os fornecedores de tecnologia e transformações das áreas de TI que estão cada vez mais integradas as equipes de negócios.

Deixe uma resposta