Integração do DCIM, DevOps, Big Data e Inteligência Artificial para aumentar a disponibilidade e qualidade dos serviços de TI

A automação de processo de TI, incluindo a operação da infraestrutura dos data centers, é fundamental para manter a alta disponibilidade e qualidade dos serviços. Aplicações complexas, ambientes virtualizados com milhares de máquinas, desenvolvimento de sistemas com metodologias ágeis liberando funcionalidades diariamente, compromissos ambientais para reduzir a emissão de gases de efeito estufa e redução de custos são os desafios dos gestores e especialistas de tecnologia da informação (TI). Sem contar com as constantes auditorias de negócios que sempre incluem a TI para assegurar que todas, sem exceção, conformidades são atendidas, além das auditorias exclusivas de TI. Além da rotina diária, as áreas de TI são desafiadas constantemente para avaliar novas tecnologias e seus impactos na transformação dos negócios da empresa. Fazer mais com menos, só com automação de todos os processos.

A automação da operação dos data centers já acontece há muitos anos, iniciou-se na época dos mainframes e muitas ferramentas eficientes migraram para os novos ambientes de servidores e sistemas operacionais. A automação dos processos de desenvolvimento de sistemas, com as ferramentas CASE (Computer-Aided Software Engineering), aumentaram a velocidade e qualidade dos softwares. A infraestrutura predial dos data centers era monitorada com softwares proprietários dos fornecedores da infraestrutura elétrica, refrigeração, iluminação e controles de vigilância e controle de acesso. Entretanto, não existia integração entre elas, retardando a solução de problemas.

Atualmente, o DCIM (Data Center Infrastructure Management) permite fazer a monitoração e automação de quase todos os recursos físicos (energia, refrigeração, vigilância, iluminação, etc.) e domínios de TI (hardware e software). Centralizando as informações é possível programar ações de mitigação de problemas e aumentar a disponibilidade dos serviços. A monitoração integrada dos componentes do Data Center permite encontrar soluções de eficiência energética para reduzir o PUE (Power Usage Effectiveness) e outras ações de eficiência.

O DevOps (junção das palavras Development e Operations) é o termo que descreve a automação integrada entre as práticas de desenvolvimento de software e a infraestrutura de TI, contemplando o desenvolvimento de código, testes, repositório de artefatos, liberação, configuração da infraestrutura e monitoração. A automação não contempla a infraestrutura predial do Data Center.

O ideal seria integrar o DevOps com a monitoração da infraestrutura predial para aumentar o controle do ambiente. Isto é possível fazer usando ferramentas de Big Data e Inteligência Artificial, onde todas as informações dos componentes, incluindo dispositivos IoT, são colapsadas para um Big Data com análise em tempo real e alimentando um sistema Deep Learning.

A evolução da monitoração e automação para sistemas de inteligência artificial é inevitável para aumentar a disponibilidade e qualidade dos serviços.

Deixe uma resposta