Machine Learning otimiza consumo de energia nos Data Centers

Inteligência Artificial (IA) deixou de ser coisa de ficção-cientifica e está presente no nosso cotidiano. Quando interagimos com o Siri da Apple estamos usando IA, assim como sistemas de reconhecimento facial e tradução de idiomas. As aplicações de IA resolvem problemas de consumo de energia e questões de meio ambienta na indústria. Grandes sistemas comerciais de IA exigem alto desempenho dos Data Centers, incluindo grande consumo de energia. Entretanto, sistemas de Machine Leaning (uma área da IA) podem ajudar no gerenciamento do desempenho e na mitigação do consumo de energia dos Data Centers.

Um modelo de Machine Learning tem sido testado nos Data Centers da Google para melhorar o desempenho e eficiência energética, objetivando um baixo PUE. Eles desenvolveram uma estrutura de rede neural para aprender a partir dos dados da operação do Data Center e prever um PUE dentro de um intervala de 0,004 +/- 0,005, ou 0,4% de erro para um PUE de 1.1.

O uso de sistemas de IA são inevitáveis para a gestão de Data Centers devido a crescente complexidade e necessidade de atingir alta disponibilidade e baixos custos de operação.

Deixe uma resposta