O desafio da governança em Cloud Computing

Acredito que poucos têm dúvidas sobre o uso de infraestruturas comuns para hospedar os servidores das aplicações empresariais. Seja via um provedor de Data Centers ou de uma cooperativa de empresas. A segunda alternativa é viável para cidades de pequeno e médio porte, evitando grandes despesas com comunicação.

Superado o desafio da hospedagem, o próximo desafio é a governança. Grandes provedores como AWS, Google e Microsoft, oferecem a infraestrutura para aplicações desenvolvidas pelas empresas, não a gestão. Elas oferecem suporte para serviços na modalidade SaaS, Software as a Service.

Neste contexto, as empresas devem manter equipes especializadas na operação e e adotar um modelo de governança de TI, como a ITIL ou ISO 20.000, além da práticas de segurança da informação. Uma alternativa é contratar serviços de um provedor de serviços de operação que se adapta a qualquer infraestrutura de Data Center.

Acredito que este é um mercado interessante para startups ou novos serviços de empresas já estabelecidas. A automação auxilia muito e oferece escalabilidade para as operações. Ou seja, uma pequena equipe pode administrar um grande número de servidores e empresas.

Deixe uma resposta