Como Elaborar uma RFP para aquisição de serviços de Data Center

Este workshop é uma sessão de trabalho para definir os elementos para a elaboração eficaz de uma solução de compras (RFP – Request for Proposal) para a aquisição de serviços de Data Centers. A duração do workshop depende da complexidade do projeto. O workshop não contempla a redação da RFP e as etapas de avaliação e negociação com os fornecedores.

Contexto

A complexidade das novas tecnologias, a necessidade de rápidos ajustes na capacidade de processamento e os altos níveis de disponibilidade dos serviços requeridos pelas empresas, praticamente, forçam a contratação de serviços especializados de Data Centers.

Grandes Data Centers possuem infraestrutura de energia, sistemas de refrigeração redundantes, servidores e sistemas de armazenamento disponíveis para atender novas demandas, sofisticados sistemas de segurança lógica e pessoal especializado. Estas características garantem qualidade e alta disponibilidade dos serviços. Concentrando o processamento, reduz-se a emissão de gases do efeito estufa e permite o uso de energia renovável do mercado livre e autogeração de energia.

Outra questão relevante para migrar as operações de Data Center para um provedor de serviços é a estratégia de SaaS (Software as a Service) adotada crescentemente pelos fornecedores de software.

Programa do workshop

1 Quando o outsourcing de Data Center é apropriado?
2 Elementos de Cloud Computing

  • Definição de Cloud Computing
  • Características Essenciais da Cloud Computing
  • A arquitetura Cloud Computing
  • Modelos de Serviço de Cloud Computing
    • Communication-as-a-Service (CaaS)
    • Infrastructure-as-a-Service (IaaS)
    • Monitoring-as-a-Service (MaaS)
    • Software-as-a-Service (SaaS)
    • Platform-as-a-Service (PaaS)
  • Modelos de Implantação de Cloud Computing
    • Pública
    • Privada
    • Comunitária
    • Híbrida
  • Benefícios e limitações da Cloud Computing
3 Elementos de Collocation

  • Análise do fornecedor no mercado, incluindo situação financeira e clientes
  • Infraestrutura predial
  • Espaço do Data Center
  • Opções de enclausuramento dos equipamentos dos clientes
  • Especificações elétricas, incluindo contratos de fornecimento de energia
  • Especificações do sistema de refrigeração
  • Fornecedores e serviços de telecomunicações
  • Sistemas de monitoração e controle da infraestrutura
  • Avaliação do staff
  • Análise de riscos
  • Análise de Disponibilidade dos serviços
  • Análise da infraestrutura do local do Data Center: comércio, escolas, indústrias, hospitais, etc.
4 Fases para a contratação de serviços

  • Definição dos objetivos
    • Uso de técnicas de criatividade e inovação
  • Seleção das funcionalidades que devem ser incluídas no outsourcing
  • Elaboração da redação da RFP, incluindo resultados esperados e benefícios
    • Elementos de uma redação eficaz
    • Elementos de Storytelling para vender o projeto internamente
  • Definição da natureza e escopo do contrato de serviços
  • Definição do processo administrativo de condução da RFP
  • Reunião de apresentação da RFP para os fornecedores
  • Qualificação e seleção dos fornecedores
  • Visita aos fornecedores potenciais (Due Diligences)
  • Envio da RFP para os fornecedores selecionados
  • Período para responder dúvidas dos fornecedores
  • Avaliação das propostas
  • Negociação do preço final e condições técnico-comerciais ajustadas
  • Redação do projeto final, incluindo o escopo negociado
  • Assinatura do contrato
5 Questões sobre a duração do contrato e cláusulas de saída
6 Níveis de Acordo de Serviços (SLA) e métricas de mercado
7 Questões de segurança física e logica
8 Modelos de governança de Data Centers
9 Monitoração e Controle de serviços de Data Center, incluindo DCIM (Data Center Infrastructure Management)
10 Avaliação do staff do fornecedor
11 Organização interna para controle dos serviços contratados
12 Questões sobre propriedade intelectual e garantias
13 Disaster Recovery Plan

Duração do curso:

Depende da complexidade do projeto.

Suporte após o curso:

4 sessões online de 1 hora durante o período de 30 dias via Skype.

Modalidade:

“In company”

Professor:

Eduardo Fagundes. Desenvolve projetos de pesquisa e desenvolvimento (P&D) nas áreas de inovação, tecnologia e energias sustentáveis. Professor no pós-graduação da Universidade Mackenzie (Gestão do Conhecimento & Inteligência de Negócios e Engenharia de Software), e no MBA da FIAP (Estratégias de Negócios Sustentáveis). Engenheiro Eletricista pela PUC-RS. Mestre em Engenharia Elétrica pela Universidade Mackenzie. Especialista em Telecomunicações pela FAAP. Certificado em Negócios e Liderança pela Darden School of Business da Universidade da Virgínia (EUA). Foi coordenador do curso de pós-graduação em TI da Universidade Mackenzie. Foi professor de Processos de Inovação do programa de desenvolvimento de executivos da HSM Educação. Desenvolveu projetos de TI na Alemanha, Argentina, Brasil, Estados Unidos, Índia, Inglaterra e Itália para a Ford Motor Company e AES Corporation. Foi gerente de TI da Ford América do Sul e CIO da AES Brasil (AES Eletropaulo, AES Sul, AES Tietê e outras empresas do grupo). Escreveu o livro “Como Ingressar nos Negócios Digitais” com apoio do SEBRAE Nacional. Desenvolveu o curso sobre Cidades Inteligentes baseado na ISO 37.120, mostrando como as novas tecnologias influenciam no desenvolvimento econômico, social e sustentável das cidades. Coordena o Projeto Lean Data Center.