Curso sobre Cloud Computing: tecnologia para negócios disruptivos

Como funciona, quais os serviços, vantagens de uso e como a computação em nuvem (Cloud Computing) pode alavancar negócios disruptivos.

Conteúdo do curso (4 horas):

  1. O que é e como funciona a computação em nuvem (Cloud Computing)?
  2. Computação tradicional versus computação em nuvem
  3. Tipos de computação em nuvem: IaaS, PaaS, SaaS
  4. Modelos de implantação: Privada, Comunitária, Pública e Híbrida
  5. Arquitetura de servidores e armazenamento de dados
  6. Arquitetura de redes e roteamento usando SDN (Software-defined networking)
  7. Segurança lógica na computação em nuvem
  8. Tecnologias para negócios disruptivos: Big Data, IoT, Blockchain e Inteligência Artificial
  9. Marketplace dos principais fornecedores de computação em nuvem: AWS, Microsoft, Google Cloud e IBM
  10. Como construir uma plataforma digital para o seu negócio

Justificativa para fazer o curso:

Identificar oportunidades para uso de serviços de computação em nuvem (Cloud Computing) no desenvolvimento de novos negócios, otimizar os investimentos em TI e reduzir custos operacionais, com aumento de desempenho computacional e segurança dos dados.

Atualmente, os maiores provedores de serviços de Cloud Computing (computação em nuvem) fornecem toda a infraestrutura física e softwares necessária para novos modelos de negócios, com custos e flexibilidade ao alcance desde pequenas startups até grandes corporações.

Novos modelos de negócios disruptivos em organizações de crescimento exponenciais encontram na computação em nuvem a única opção viável, em custo e escalabilidade, para atender suas demandas de serviços.

Imagine um negócio que precisa de uma grande infraestrutura de processamento apenas em dois horários do dia. Se esta empresa tivesse que construir um datacenter próprio para atender a demanda de apenas 2 ou 3 horas por dia, o negócio poderia ficar inviável. Porém, contratando uma infraestrutura elástica que paga apenas pelos recursos computacionais que usar torna o negócio viável e rentável. Este é o caso do iFood, empresa de entrega de pedidos de comida via Internet, que em 2017 manteve o crescimento de três dígitos e atingiu a marca de mais de 6 milhões de pedidos por mês. No período do almoço registra mais de 50 pedidos por segundo.

A boa notícia é que os serviços de Cloud Computing estão disponíveis para todos. Os principais fornecedores oferecem períodos de teste de até 1 ano grátis para que empreendedores desenvolvam suas empresas. A Google pode oferecer o equivalente a US$100 mil em serviços para startups promissoras.

O objetivo do Data Center Road Show (@DCRoadShow) é levar conhecimento e experiência para empreendedores em diversas localidades para desenvolver novos modelos de negócios usando computação em nuvem (Cloud Computing).

Professor

Eduardo Fagundes. Professor de cursos de pós-graduação em ciência da computação e pesquisador em projetos de P&D aplicando ferramentas de Big Data, IoT e Inteligência Artificial (IA) na Universidade Mackenzie (SP). Professor de estratégias de negócios sustentáveis e disruptivas (Future-proof Organizations) no MBA da FIAP. Desenvolveu projetos na Alemanha, Argentina, Estados Unidos, Índia, Inglaterra e Itália. Executivo sênior em empresas multinacionais. External Advisor nas áreas de tecnologia e energia renovável em projetos de P&D e em consultorias nacionais e internacionais. Empreendedor. Mestre e Engenheiro eletricista. Especialista em Telecomunicações. Extensão universitária pela Darden School of Business da Universidade da Virginia (EUA).