Data Centers Sustentáveis

O curso oferece uma abordagem ampla da infraestrutura predial, computacional e modelos de governança dos data centers e apresenta soluções para torna-los mais sustentáveis, otimizando o consumo de energia (PUE), reduzindo as emissões de gases do efeito estufa e custos operacionais de gestão.

Contexto

Os data centers passaram a serem protagonistas no cenário de negócios. Eles hospedam as ferramentas de produtividade e dados das empresas, tornando-os o centro dos processos operacionais. A alta disponibilidade dos serviços é fundamental para os processos de negócios, evitando perdas financeiras e consistência dos dados empresariais. Os provedores de serviços de data centers, na modalidade dedicada ou em nuvem (Cloud Computing), tornam-se competitivos por evidenciar alta disponibilidade dos serviços e uma excelente relação custo-benefício. Entretanto, em ambas situações, privado ou outsourcing, os data centers devem atender aos compromissos empresariais de redução de emissões de gases estufa e otimizar seus recursos para aumentar sua eficiência energética.

As tecnologias de Big Data, Internet of Things, Analytics e Computação Cognitiva transformam os requisitos da infraestrutura dos data centers e a gestão operacional. A crescente contratação de serviços em Cloud Computing exige novos processos para a governança de TI, incluindo planos de recuperação de desastres.

Devido a alta complexidade e criticidade dos data centers novas ferramentas de análise de risco são necessárias e criatividade dos especialistas para não aumentar demasiadamente os custos dos planos de mitigação.

A escolha certa de uma tecnologia ou de um provedor de serviços é fundamental para atingir os níveis de disponibilidade, segurança, desempenho e responsabilidade socioambiental exigidos. A elaboração de uma RFP (Request-for-Proposal) é fundamental para a correta seleção do fornecedor.

Programa

  • Revisão dos Modelos de Governança de TI
  • Conceitos e requisitos de Data Centers Sustentáveis
  • Eficiência Energética, Energia Renovável e Mercado Livre
  • Desenvolvimento de um Plano de Recuperação de Desastre (DRP)
  • Ferramentas de Análise de Risco
  • Desenvolvimento de processos e planos de mitigação de riscos
  • Elaboração de uma RFP (Resquest-for-Proposal) para Data Centers Sustentáveis
  • Casos práticos

Carga-horária

8 horas

Professor:

Eduardo Fagundes. Desenvolve projetos de pesquisa e desenvolvimento (P&D) nas áreas de inovação, tecnologia e energias sustentáveis. Professor no pós-graduação da Universidade Mackenzie (Gestão do Conhecimento & Inteligência de Negócios e Engenharia de Software), e no MBA da FIAP (Estratégias de Negócios Sustentáveis). Engenheiro Eletricista pela PUC-RS. Mestre em Engenharia Elétrica pela Universidade Mackenzie. Especialista em Telecomunicações pela FAAP. Certificado em Negócios e Liderança pela Darden School of Business da Universidade da Virgínia (EUA). Foi coordenador do curso de pós-graduação em TI da Universidade Mackenzie. Foi professor de Processos de Inovação do programa de desenvolvimento de executivos da HSM Educação. Desenvolveu projetos de TI na Alemanha, Argentina, Brasil, Estados Unidos, Índia, Inglaterra e Itália para a Ford Motor Company e AES Corporation. Foi gerente de TI da Ford América do Sul e CIO da AES Brasil (AES Eletropaulo, AES Sul, AES Tietê e outras empresas do grupo). Escreveu o livro “Como Ingressar nos Negócios Digitais” com apoio do SEBRAE Nacional. Desenvolveu o curso sobre Cidades Inteligentes baseado na ISO 37.120, mostrando como as novas tecnologias influenciam no desenvolvimento econômico, social e sustentável das cidades. Coordena o Projeto Lean Data Center.