Feira de Santana

A cidade de Feira de Santana reúne vários atributos para hospedar data centers na região Nordeste do país.

Feira de Santana está situada a 108 quilômetros de Salvador, é a maior cidade da Bahia com mais de 700 mil habitantes na sua região metropolitana. Possui destaque na economia com o 76º maior PIB municipal do país. Tem um grande polo educacional com mais de 30 faculdades particulares, é sede da Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS) e da Unisidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB). Ainda conta com o Instituto Federal da Bahia (IFBA) e o Centro de Educação Tecnológica do Estado da Bahia (CETEB). Seu IDH (Índice de Desenvolvimento Humano) é de 0,712, considerado alto. A cidade encontra-se no principal entroncamento rodoviário do Norte-Nordeste e o segundo do Brasil.

O clima é semiárido quente, com a parte sudeste e sul com clima tropical semiúmido. No verão é quente e seco com máximas entre 33°C e 37°C com mínimas entre 20°C e 23°C. No inverno é frio e chuvoso, com máximas entre 21°C e 26°C, e mínimas entre 12°C e 18°C.

O comércio é o principal motor da economia, seguida pela indústria com uma produção diversificada destacando-se o setor alimentício, material de transporte, materiais elétricos, mecânica, química, utensílios domésticos, vestuário, têxtil, móveis, máquinas e equipamentos, autopeças, papel e aeronáutico.

Entre as empresas da cidade destacam-se: Pirelli Pneus, Jossan da Bahia, Vipal Borrachas, Heineken, Seara Alimentos, Brasfrut, Nestlé, Refrigerantes da Bahia, Coca Cola, Siemens, Locarpe Embalagens, Parmalat, Avigro, Scandinavian Furniture, Química Geral do Nordeste, Denver Impermeabilizantes, Perdigão, Avipal Nordeste, Kaiser, Klabin, Mondial, Acelor, Vonder, PepsiCo, Paradise, Belgo Bekaert, Rigesa, Orbitrade, G-Ligth, Placo, Tama, entre outras empresas.

Em 2010, foi implantado o projeto Feira Digital com atuação nas áreas de educação, saúde e segurança. O projeto tem parceria com a Microsoft. Há um programa de formação, acompanhamento e preparação de alunos para o mercado de trabalho. A Internet na cidade é gratuita.

Deixe uma resposta