Projeto Lean Data Center

O projeto otimiza a infraestrutura com eficiência energética, aumenta a disponibilidade dos serviços e implementa as melhores práticas de gestão.

O projeto implementa as melhores soluções para o data center com base nas tecnologias disponíveis no mercado para empresas de todos os portes, incluindo análises técnico/econômicas para utilização de novas tecnologias e migração para ambientes Cloud Computing.

A independência com fornecedores de tecnologia garante a melhor solução para a sua empresa. Habilita também a realizar comissionamento de novos equipamentos e sistemas nos data centers.

Projetos de Data Centers

O projeto aborda todas as fases de implantação e reestruturação de data centers, incluindo: projeto do prédio seguindo critérios de eficiência energética e sustentabilidade; projetos e implementação da infraestrutura predial (mecânica, elétrica, sistemas especialistas e sistemas de controle e automação); arquitetura tecnológica (servidores, armazenamento, redes e segurança); e, planejamento e implantação dos processos de gestão, incluindo automação e planos de continuidade de negócios.

Comissionamento de equipamento e sistemas

Realização de testes de certificação dos equipamentos e sistemas para garantir sua utilização de acordo com as especificações do projeto. Uso das melhores práticas de comissionamento do mercado em todas as fase do projeto: pré-design, design, construção e operação dos projetos.

Maximização e atualização da tecnologia

A crescente demanda por recursos computacionais e a forte pressão por redução de custos exige a adoção de novas tecnologias de processamento. O uso intensivo de virtualização e uma arquitetura unificada de operação permitem o aumento da capacidade de processamento, redução do número de equipamentos e seus custos associados, consolidação dos recursos e a ampliação da automação de processos no data center.

Melhoria dos processos de gestão

Melhoria de processos é uma atividade dinâmica e constante nas organizações. Nos data centers é fundamental que a equipe desenvolva continuamente exercícios para otimizar os processos operacionais. Com base nos incidentes e falhas operacionais devem desenvolver novas rotinas que elimine as situações que possam impactar os serviços e, consequentemente, aumentando a disponibilidade do Data Center e reduzindo os custos de operação.

A adoção de normas internacionais como a ISO 20.000 e ISO 27.000 são fundamentais para garantir a alta disponibilidade, segurança, confiabilidade e certificação pelas principais entidades certificadoras do mercado, tais como o UPTIME Institute e CompTIA.

O projeto utiliza algumas ferramentas de Six-Sigma para análise e definição de processos para a redução do número de falhas operacionais. O Six-Sigma é um conjunto de ferramentas de gestão que determina com exatidão a causa raiz do problema e auxilia na seleção da melhor alternativa de solução.

Eficiência energética

A otimização do uso de energia é crítica nos data centers. O custo da energia é um dos principais ofensores das despesas operacionais dos Data Centers. Nesse contexto o PUE – Power Usage Efficiency – é um parâmetro importante para medir a eficiência do Data Center.

O projeto avalia a eficiência energética dos data centers de várias formas:

  • Qualidade da energia. Avaliação das harmônicas da rede elétrica, transitórios elétricos, variações de frequência e níveis de tensão que afetam os equipamentos e reduzem sua vida útil;
  • Consumo dos ativos do data centers. Avaliação do consumo dos equipamentos e infraestrutura do data center para identificar oportunidades de redução. Equipamentos antigos consumem mais energia e emitem mais calor, exigindo mais do sistema de refrigeração do data center;
  • Análise do contrato de fornecimento de energia. As concessionárias de energia cobram pelo consumo de energia, pela demanda garantida de energia e pela energia reativa gerada. Um contrato mal definido pode gerar custos adicionais desnecessários;
  • Mercado Livre de Energia. Estudos para avaliar a migração do data center para o mercado livre de energia com o objetivo de garantir o fornecimento de energia e mitigar os aumentos de custos das concessionárias de distribuição. A migração para o mercado livre não exige mudança físicas na infraestrutura elétrica do data center, apenas a substituição do medidor;
  • Cogeração de energia renovável. Projetos de plantas de geração de energia solar fotovoltaica para alimentar os data centers para reduzir o consumo de eletricidade da concessionária e a emissão de gases do efeito estufa na atmosfera;
  • Programa de eficiência energética da ANEEL. O contrato de concessão de distribuição de energia obriga as concessionárias a destinar um percentual da receita líquida para projetos de eficiência energética a fundo perdido. Em alguns casos, é possível avaliar com a concessionária local de distribuição de energia o uso da verba de eficiência energética para subsidiar projetos nas empresas e órgãos públicos.
Redução da emissão de gases do efeito estufa (CO2)

É cada vez maior a pressão dos governos e sociedade para que as empresas adotem soluções para reduzir a emissão de gases de efeito estufa na atmosfera. Empresas líderes de mercado estão cada vez mais aderindo, voluntariamente, aos programas mundiais de conservação do meio ambiente e, influenciando seus fornecedores a aderem aos programas. A adesão a esses programas requer um planejamento de longo prazo com definição de metas de redução das emissões. Esse planejamento é divulgado para a sociedade, ajudando na melhoria da reputação da empresa e aumentado as chances de novos negócios e investimentos.

O projeto estuda como reduzir a emissão de gases de efeito estufa, desenvolvemos o planejamento, registramos as iniciativas nos órgãos de controle internacionais e acompanhamos a execução do plano.

Automação da operação

A redução do número de falhas e a maximização dos recursos dos data centers está associado ao nível de automação dos seus processos. A automação permite o gerenciamento centralizado de vários data centers e a redução do staff operacional tendo como consequência a redução das despesas operacionais. No Brasil, onde a mão de obra qualificada é um desafio para as empresas, a automação reduz os riscos de falhas operacionais e falta de pessoal especializado.

O projeto planeja e executa a automação da operação com ferramentas DCIM – Data Center Infrastructure Management. O DCIM é uma solução que gerencia todas as funções, ativos e recursos do data center. A solução é capaz de centralizar a monitoração e gerenciar de forma inteligente os sistemas críticos do data center.

Consolidação de Data Centers

Estudos mostram que a centralização do processamento reduz o custo de operação. Em outras palavras, os data centers pequenos tem um custo maior de operação comparado com os grandes. Operar em grandes complexos tem a vantagem de usufruir da redução de custos por escala e o uso de instalações robustas de fornecimento de energia, refrigeração, comunicações, segurança lógica e física entre outras. O projeto realiza o planejamento e a execução de planos de consolidação de data centers.

Disaster Recovery Plan (DRP)

O projeto elabora e implementa planos de recuperação de desastres (DRP) em linha com a estratégia e plano de continuidade de negócios da empresa. Realizamos uma análise detalhado dos riscos dos data centers para definir a estratégia e as atividades para a montagem e operação do DRP.

O objetivo do DRP é permitir que uma organização sobreviva a um desastre e que possa restabelecer as operações dos negócios no menor tempo possível. Para atingir esses objetivos o DRP deve atender os seguintes requisitos:

  • Prover um ambiente seguro e pessoas preparadas para um desastre;
  • Reduzir as perdas financeiras em casos de desastres;
  • Identificar linhas de negócios críticas que requeiram suporte em situações de desastres;
  • Identificar as fraquezas e executar um programa da prevenção de desastre;
  • Minimizar a duração de uma paralisação das operações de negócio;
  • Facilitar a coordenação eficaz de tarefas da recuperação; e,
  • Reduzir a complexidade do esforço de recuperação.
Elaboração de RFP

O projeto elabora e executa todo o processo de aquisição e comissionamento de produtos e serviços a partir do desenvolvimento de uma Request-for-Proposal (RFP). A RFP é o convite enviado a um grupo de fornecedores para apresentarem propostas de venda de produtos ou serviços. Um processo de aquisição envolvendo vários fornecedores aumenta a capacidade de negociação e o poder de compra das empresas. O documento deve conter o maior número de informações possível para que os fornecedores usem sua criatividade para oferecer a melhor solução para a empresa. Desta forma, a elaboração de uma RFP é importante para garantir a eficiência do processo de aquisição. Deve seguir uma metodologia e linguagem comum ao gerenciamento de projetos, utilizando técnicas e análise de requisitos.

Estudo de migração para Cloud Computing

O projeto desenvolve vários cenários técnico-econômicos para analisar as opções de migração para um ambiente de computação em nuvem: pública, privada ou hibrida. Levamos em consideração os sistemas legados da empresa e os novos desafios planejados pela empresa. A computação em nuvem é uma realidade e vem sendo adotada cada vez mais pelos fornecedores de software, mudando o paradigma de compra de software e hardware para a contração de serviços.

Coordenador do Projeto:

Os projetos são coordenados por Eduardo Fagundes. Professor de cursos de pós-graduação em ciência da computação e pesquisador em projetos de P&D aplicando ferramentas de Big Data, IoT e Inteligência Artificial (IA) na Universidade Mackenzie (SP). Professor de estratégias de negócios sustentáveis e disruptivas (Future-proof Organizations) no MBA da FIAP. Desenvolveu projetos na Alemanha, Argentina, Estados Unidos, Índia, Inglaterra e Itália. Executivo sênior em empresas multinacionais. External Advisor nas áreas de tecnologia e energia renovável em projetos de P&D e em consultorias nacionais e internacionais. Empreendedor. Mestre e Engenheiro eletricista. Especialista em Telecomunicações. Extensão universitária pela Darden School of Business da Universidade da Virginia (EUA).