Desenvolvimento de novos negócios para Data Centers

O workshop provoca e incentiva a criação de produtos para data centers e novos modelos de negócio usando Cloud Computing.

Contexto

A computação móvel, as redes sociais e as novas tecnologias de Big Data estão requerendo o aumento exponencial da capacidade de processamento, expansão e construção de grandes Data Centers.

Esse crescimento atinge, diretamente, a cadeia de valor de produtos e serviços para Data Centers, cobrindo outros setores além de hardware e software. Um exemplo é a necessidade de novas soluções de refrigeração e otimização do uso de energia.

Na área de arquitetura e construção civil são requisitados novos designs e materiais para atender a critérios de sustentabilidade, uma vez que os Data Centers são grandes consumidores de energia e emissores de gases do efeito estufa.

A localização física dos Data Centers deve seguir novas práticas internacionais para atender a facilidade de acesso físico através de no mínimo duas rodovias e em regiões que não tenham restrições de mobilidade. Isso impacta na valorização de terrenos nos subúrbios das grandes metrópoles e em regiões afastadas dos grandes centros urbanos.

Ainda por questões de sustentabilidade para reduzir o impacto ambiental, os Data Centers estão optando por usar e produzir energia renovável. Isso fomenta o mercado de geração de energia fotovoltaica e eólica, tanto para a autoprodução como na seleção de fornecedores de energia no mercado livre. Pelas características dos grandes consumidores de energia é possível viabilizar economicamente a construção de plantas entre 15MW e 30MW para uso exclusivo.

A crise hídrica que o Brasil enfrentou em 2014 forçou uma revisão nas tecnologias de refrigeração e produção de energia. Novos projetos de reutilização de calor, antes desperdiçados, agora estão sendo considerados para reduzir o consumo de água e energia. Com o avanço das tecnologias de hardware de processamento e armazenamento foi possível a revisão das temperaturas internas dos Data Centers. Um pequeno aumento da temperatura está gerando grandes economias em energia, refletindo diretamente na lucratividade das empresas.

Os Data Center devem ter alta disponibilidade de serviços. Atualmente, as normas internacionais já permitem a continuidade da operação dos Data Centers mesmo com a detecção de pequenos incêndios nas instalações. Com isso, é necessário aperfeiçoar as técnicas de combate a incêndios e normas de operação.

O uso de Big Data revolucionou o conceito de qualidade dos equipamentos. As arquiteturas de software, como a plataforma de software do Hadoop, foram desenvolvidas para contornar falhas de hardware sem impactar na disponibilidade dos serviços. Isso permite o uso de hardwares mais baratos de fabricantes pouco conhecidos no mercado tradicional. Como exemplo, o novo Data Center do Facebook já utiliza complemente esse novo conceito, usando hardware fabricados sob encomenda de fornecedores asiáticos e usando software livre – open source. Obviamente, que isso traz um impacto, significativo, nos portfólios de produtos dos fornecedores tradicionais de hardware e software e, consequentemente, de seus canais de vendas.

Nesse contexto aumenta a criticidade da segurança da informação, uma vez que os grandes Data Centers processam e armazenam informações de várias empresas. Para qualificar os Data Centers é necessário a certificação em várias normas internacionais de segurança e conformidade com as regulamentações de cada país. Além de crescer o número de empresas certificadoras, cresce o número de empresas de auditoria. Essas empresas exigem profissionais altamente capacitados para avaliar os riscos e desenvolver soluções para garantir os negócios dos clientes.

Como os Data Center concentram muitas informações valiosas são necessários novos conceitos de segurança patrimonial, incluindo inteligência e ferramentas sofisticadas de monitoração. Os treinamentos convencionais não atendem as novas exigências de segurança física dos Data Centers.

Todos os serviços prestados para os Data Centers devem se adequar a criticidade da operação, incluindo as empresas de limpeza e de reciclagem de materiais. Por exemplo, existe a necessidade de empresas especializadas em destruição das mídias eletrônicas gravadas, garantindo que os dados não possam ser recuperados mesmo com a utilização de técnicas sofisticadas.

Com o crescente uso de serviços de computação em nuvem pelas empresas surge a necessidade de empresas especializadas na gestão do ambientes e serviços utilizados nos provedores de serviços, principalmente se a empresa adota a estratégia de multicloud. Pequenos grupos de especialistas em computação em nuvem podem criar startups focadas na gestão de ambientes em computação em nuvem em vários provedores de serviços.

Resumindo, os novos Data Centers requerem fornecedores com novas soluções e modelos de negócio na sua cadeia de valor.

Deixe uma resposta