Data Centers transfronteiras

A infraestrutura dos data centers permite desenvolver novos negócios entre regiões, incluindo países e continentes. Funcionando como hubs de dados e telecomunicações pode oferecer serviços de DRP (Disaster Recovery Plan), armazenamento de dados, concentração de tráfego local para acesso a recursos em outras regiões, interconexões de redes de empresas e outros serviços. Os data centers de alta disponibilidade, obrigatoriamente, possuem infraestrutura redundante para espelhamento com alta capacidade de comunicação entre si, podendo utilizar essa infraestrutura para oferecer novos e inovadores produtos no mercado.

Foi inaugurado em Puyallup, no estado americano de Washington próximo de Seattle, um data center de 17.000 metros quadrados com ligação direta entre a Costa Oeste americana e a Ásia. O data center chamado de Transpacific Hub é o primeiro do tipo nos Estados Unidos para ligações diretas com a Ásia e também funciona como um ponto intermediário de comunicações.

A Angola Cables que lançará um cabo de fibra ótica submarino entre Luanda e Fortaleza planeja instalar um data center transfronteira no Porto de Pecém.

O modelo de negócios de data centers transfronteiras criar novos negócios para serviços de continuidade de negócios e segurança de dados, principalmente, para regiões com potenciais conflitos sociais e terrorismo internacional, tornando-se uma salva guarda para as informações das empresas.

No Brasil, vários provedores de serviços de data center possuem data centers instalados em diferentes regiões do país que podem operar como data centers transfronteiras. A seleção de um fornecedor ou outro será a capacidade de interconexão entre eles e as regiões cobertas.

Deixe uma resposta