O desafio da interconexão de Data Centers

O crescimento do uso de aplicações em Cloud Computing exige sofisticadas soluções de redundância para garantir alta disponibilidade das aplicações. Existem, também, arquitetura para processamento em ambientes híbridos, para suportar aplicações em ambientes on-premise (ambientes configurados para aplicações especificas) integrados com ambientes Cloud Computing. Algumas aplicações de missão crítica, tipicamente aquelas que exigem tempos de latência extremamente baixos, exigem configurações de infraestrutura usando fibra ótica e protocolos de comunicação com o mínimo de overhead possível.

Algumas opções são possíveis, tais como:

  • Interconexões ponto-a-ponto ou ponto-multiponto, utilizando sistema de comutação virtual (VSS), Virtual PortChannel (VPC) e tecnologias óticas;
  • Interconexões ponto-a-ponto usando Ethernet sobre MPLS (EoMPLS) nativa e usando a camada IP Layer 3;
  • Interconexões ponto-multiponto, usando serviços de redes virtuais privadas (VPLS) nativa e usando a camada IP Layer 3.

A figura abaixo mostra três topologias para implementar interconexões de data centers:

topologia-datacenter-interconnection-1

O uso de interconexões de camada de nível 2 é o mínimo necessário para a conexão entre servidores, clusters de alta disponibilidade, rede e segurança. Entretanto, em muitos casos é necessário fazer interconexões em ambientes geograficamente distribuídos, requerendo outras considerações técnicas.

Leia mais: http://www.cisco.com/c/en/us/products/collateral/data-center-virtualization/data-center-interconnect/white_paper_c11_493718.html

Deixe uma resposta