Final de ano, as organizações de TI das empresas estão concluindo seus planos para 2017. A área de Cloud Computing deverá ter investimentos agressivos em 2017, seguindo a tendência dos últimos anos. Entre as apostas para 2017, devem ser contempladas as seguintes tecnologias e serviços: uso de multi-cloud; armazenamento in-memory e temporário; novos modelos de distribuição de conteúdo; uso de Machine Learning nas aplicações empresariais; mais empresas usando seus metadados para gerar novas receitas.
Apostar em apenas um serviço de Cloud Computing é muito arriscado para aplicações críticas das empresas. É necessário criar um ambiente de multi-vendors para garantir alta disponibilidade das aplicações. Veja o ataque massivo de negação de serviços (DDoS) que ocorreu em outubro de 2016 tirando do ar serviços como Spotify, PayPal, Netflix, Amazon, SoundCloud, Reddit, CNN entre outras. Cada vez mais os ataques estão mais sofisticados e profissionais, obrigando as empresas a adotarem novas estratégias para garantir a alta disponibilidade.
Para aumentar o desempenho de novas aplicações como realidade aumentada, inteligência artificial e Machine Learning (ML) é fundamental o armazenamento de dados “in-memory”, entretanto, a análise dos dados em tempo real é mais importante que análises estatísticas descritivas de grandes quantidades de dados. Seguindo essa abordagem, não serão necessárias grandes infraestruturas de armazenamento de dados permanentes, e sim infraestruturas para armazenamento temporário de dados.
A distribuição de conteúdo é um desafio para as empresas devido ao seu alto custo e baixo desempenho, em alguns casos. Para resolver esse desafio, algumas empresas adotaram soluções proprietárias. Espera-se que em 2017 surjam novas empresas com soluções de baixo custo e maior desempenho.
As empresas estão cada vez mais descobrindo as vantagens de Machine Learning para diferenciar seus produtos e oferecer melhores serviços para os clientes, tornado os produtos mais inteligentes e rentáveis. Isso exigirá novos softwares, infraestruturas computacionais e profissionais especializados, criando mais um desafio para as áreas de TI das empresas.
Deve avançar os projetos de empresas que possuem grandes volumes de dados de clientes oferecendo serviços de informações para outras empresas, criando novas fontes de receita. Esses dados permitem que as empresas criem insights para novos produtos e novas abordagens de marketing no mercado.
Em um contexto de baixo crescimento econômico e mudança de comportamento dos consumidores, novos modelos de negócios devem ser introduzidos para garantir a sustentabilidade das empresas.
E que venha 2017!